TRANSPORTE MARÍTIMO

Contando com uma equipe especializada com mais de 20 anos de mercado de comércio exterior, a STW Logística atua fortemente como Agente de Carga / NVOCC no transporte marítimo tanto na exportação como na importação. Temos capacidade de mapear os processos, identificar oportunidades de negócios e savings financeiros aos nossos clientes, definindo a melhor forma de importar e exportar suas cargas.

Independente do tipo de operação marítima (FCL, LCL, OOG, IMO ou Serviço Porta-a-Porta), a STW Logística pode lhe auxiliar em sua tomada de decisão, detalhando os riscos e custos em cada uma das opções.

Seja qual for a sua escolha, nossa Gestão Logística estará atuando em cada etapa do processo garantindo um embarque bem planejado e eficiente.

Embarque FCL (Full Container Load)

Carga total do container. Essa opção de transporte é muito utilizada quando o exportador e/ou importador tem volume ou peso suficientes para estufar um container inteiro, ou para determinados tipos de cargas que por sua especificidade não podem embarcar com outras cargas dos mais diversos tipos. Há casos em que a carga pode ser embarcada com outras cargas (LCL) devido ao peso ou volume serem considerados insuficientes para estufar um container inteiro, porém fica a critério do exportador / importador querer embarcar sua carga sozinha em um container.

Embarque LCL (Less than Container Load)

Carga menor do container / carga solta consolidada. Essa opção é utilizada quando o exportador / importador não tem carga suficiente para encher o container. Dessa forma, de modo a minimizar os custos no frete marítimo internacional ele compartilha o espaço com outros exportadores / importadores, pagando os valores de frete marítimo e demais taxas proporcionais ao espaço utilizado no container. Em embarques LCL, dentro de um mesmo container há cargas de vários exportadores e importadores. Apesar de compartilharem o mesmo container, cada exportador/importador é responsável pela sua carga, devendo fazer todo o trâmite aduaneiro para o embarque na origem e nacionalização no destino de sua carga.

Transporte de carga Out Of Gauge (OOG)

Há cargas que não podem ser embarcadas em containers DRY devido às suas medidas excederem as dimensões dos containers padrão. Nesses casos consideramos as cargas com excesso OOG (Out of Gauge), dessa forma há outros tipos de containers que podem acondicionar suas cargas (Open Top, Flat Rack, dentre outros). A STW possui expertise nesse tipo de embarque podendo oferecer aos nossos clientes uma assessoria eficiente.

Transporte de Carga Perigosa (IMO)

Há cargas que são consideradas perigosas para o transporte, que existem riscos para segurança da tripulação do navio e das demais cargas constantes no mesmo. Para esse tipo de carga há um controle rígido que o exportador deve cumprir junto ao armador e terminais de estufagem e de embarque. A STW pode lhe auxiliar mapeando todas as exigências e cumprimentos regulatórios que devem ser realizados anteriormente ao embarque, analisar toda a documentação e apresentar aos responsáveis para obtenção da autorização de embarque para que sua carga seja transportada com a máxima segurança possível não expondo os demais embarcadores e tripulação em riscos.

Serviço Porta-a-Porta

Membros de uma associação internacional com parceiros em todos os continentes em mais de 200 países em todo o mundo propicia a STW oferecer aos nossos clientes um serviço porta-a-porta diferenciado e exclusivo. Você nos fala a origem e o destino e a STW se encarrega de retirar em sua fábrica e entregar na porta do cliente, devidamente nacionalizada e pronta para consumo/revenda.

NVOCC / Freight Forwarders

NVOCC é uma sigla (Non Vessel Operating Common Carrier), cuja tradução significa transportadora não proprietária de navios.

Pelo fato de o NVOCC não possuir navios, ele pode atuar, estar presente em todos os continentes e em todos os países, uma vez que ele possui a flexibilidade de trabalhar com todos os armadores que operam no mundo. O NVOCC pode trabalhar com cargas cheias, denominadas FCL (Full Container Load), bem como pode trabalhar com cargas consolidadas, denominadas LCL (Less than Container Load).

A atividade de NVOCC surgiu com o advento dos navios porta-containers. Com o aumento dos navios porta-containers, os pequenos embarcadores se viram prejudicados com o fato de ter que fretar, pagar um container inteiro para o envio de pequenas mercadorias que ocupavam apenas uma parte do container e/ou aguardar a viabilidade econômica de realizar o transporte pelo armador (proprietário do navio) para envio dessa carga ao destino. Esse impasse fez com que inviabilizasse por inúmeras vezes o negócio internacional desses embarcadores.

Com o surgimento do NVOCC, os pequenos embarcadores puderam embarcar suas mercadorias pagando somente o espaço que sua carga efetivamente ocupava dentro de um container, não tendo que pagar pelo espaço “morto” deste. O NVOCC atua como um consolidador das cargas, capta no mercado outros pequenos embarcadores que possuem o mesmo interesse em embarcá-las, cuja origem e destino são as mesmas, embarcando dentro de um mesmo container mercadorias de diversos embarcadores, viabilizando assim a operação internacional destes.

Pelo fato de um embarque consolidado exigir o trabalho de ovação (carregamento) e, o armador não possuir interesse em realizá-lo, haja visto que o trabalho e custos dessa operação (ovação) não compensavam o frete recebido, o NVOCC se encarregou de realizar essa operação, cuidando de todas as etapas de consolidação da mercadoria até depositar o container no navio.

Conforme supracitado, o NVOCC por não possuir navios e não ter rotas preestabelecidas pode atuar em qualquer continente e país. Essa atuação costuma ser realizada por meio de parcerias com NVOCC`s de outros países. A especificidade de cada país, estado e cidade faz com que as parcerias estabelecidas deem ao embarque uma maior assertividade com relação aos trâmites de cada região (tratativas locais). Esses parceiros existentes ao redor do mundo são peças fundamentais para o êxito no transporte internacional, uma vez que eles fazem o desmembramento do embarque, descarga do container, devolução destes ao armador, trâmites relativos a controles aduaneiros e demais necessidades demandadas pelos órgãos fiscalizadores competentes.

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